Esta artista vê cores na música e pinta as suas músicas favoritas.



Melissa McCracken cresceu com uma condição neurológica que significa que ela processa músicas como cores - um presente que se traduz em pinturas inspiradas em seus músicos favoritos.

A maioria dos artistas ganha a vida pintando o que vê, mas Melissa McCracken pinta o que ouve. A jovem de 26 anos de Kansas City, Missouri, tem um raro fenômeno neurológico que afeta aproximadamente quatro por cento da população mundial, que mistura a resposta do cérebro a certos estímulos, como se tivesse sido cruzada.

A artista Melissa McCracken vive com uma condição neurológica que faz com que ela veja a música como cor. (Kelly Kuhn / Cortesia de Melissa McCracken)

A [wiki base="PT" title="Sinestesia"]Sinestesia[/wiki] afeta as pessoas de maneira diferente, mas a forma de McCracken - conhecida como Cromestesia - significa que ela vê espontânea e involuntariamente cores quando ouve música.

As pinturas vívidas de Melissa decorrem de seu desejo de capturar suas experiências diárias para que outros possam entender o mundo brilhante e saturado em que ela habita.

Até os 15 anos, Melissa achava que todos viviam no mesmo reino dinâmico e rico em matizes que ela conhecia desde que nasceu.

"Basicamente, meu cérebro é interligado", explica ela sobre sua sinestesia. “Eu experimento a sensação 'errada' de certos estímulos. Cada letra e número é colorido e os dias do ano circulam ao redor do meu corpo como se tivessem um ponto definido no espaço. Mas o mais maravilhoso "mau funcionamento cerebral" de todos é ver a música que ouço. Flui em uma mistura de tons, texturas e movimentos, mudando como se fosse um elemento vital e intencional de cada música”.

Suas pinturas a óleo e acrílicas expressam trechos das paisagens espetaculares que ela vê e ouve a cada dia. Inspiradas em certas canções, as obras de arte explodem em textura e salpicos de prazer policromático.

Melissa falou abertamente para a revista Vice sobre o seu relacionamento ao longo da vida com essa sua condição, como ela a utiliza para criar suas pinturas brilhantemente coloridas e o poder inspirador da música e da memória.

Vice: Como você percebeu que a maioria das pessoas não ouve em cores?

Melissa: Eu achava que a minha sinestesia era normal e que perguntar a alguém sobre isso seria como perguntar se eles podiam sentir o cheiro do café em uma cafeteria. Aos 16 anos, descobri que não era assim quando estava tentando escolher um toque para o meu celular. Meu celular era azul e eu disse ao meu amigo que escolheria uma música "laranja" para combinar, porque são cores complementares. Ele me pareceu meio confuso com o que eu dissera e eu pensei que havia algo de errado com ele. Finalmente, a ficha caiu em uma aula de psicologia do ensino médio. Foi chocante porque eu nunca pensei que isso fosse incomum.

Vice: Você precisa fechar os olhos para ver as cores ou elas nublam sua visão?

Melissa: A sinestesia não interfere na minha visão de forma alguma e não é alucinógena. Ela apenas flutua de uma maneira semelhante a como você imaginaria algo ou visualizaria uma memória. Não preciso fechar os olhos, mas isso me ajuda a visualizá-lo melhor se o fizer.

Vice: Como você começou a pintar suas músicas favoritas?

Melissa: A cor parecia a coisa mais natural para eu pintar, porque eu sempre a amei, então eu queria seguir um caminho abstrato. Comecei a pintar as memórias de momentos notáveis ​​da minha vida e a pensar nas músicas específicas que se relacionavam a elas. As pessoas pareciam interessadas na minha sinestesia, então ela se tornou meu assunto principal.

Vice: Alguns gêneros musicais parecem mais bonitos que outros?

Melissa: Acho que sim. Música expressiva como o funk é muito mais colorida, com todos os diferentes instrumentos, melodias e ritmos criando um efeito altamente saturado. As guitarras são geralmente douradas e angulares, e o piano é mais em mármore e irregular por causa dos acordes. Eu raramente pinto música acústica porque geralmente é apenas uma pessoa tocando violão e cantando, e eu nunca pinto músicas country porque são marrons suaves e sem graça. A tecla e o tom também têm um impacto, então eu tento pintar o sentimento geral da música.

Vice: Uma música tem a mesma aparência toda vez que você a ouve?

Melissa: Depende do que estou focando. Se eu notar uma linha de baixo que eu nunca havia notado ou aperfeiçoado antes, o visual mudará, mas geralmente parece exatamente a mesma coisa. Se eu tentar pintar a mesma música duas vezes, sairá diferente, porque você não pode espalhar a pintura da mesma maneira duas vezes.

Vice: Os sinestetas veem as mesmas cores nas mesmas músicas?

Melissa: Nem sempre. Certa vez, conheci outro pintor com sinestesia e, para comparação, nós dois pintamos "Little Wings", de Jimi Hendrix. Nossas peças finais pareciam totalmente diferentes, provando o quanto é subjetiva. Adoro estudar a arte de Kandinsky porque ele também tinha sinestesia, mas suas pinturas são muito mais geométricas.

Vice: Você sempre rejeita pedidos para pintar músicas?

Melissa: Eu quero permanecer fiel a quem eu sou como artista, então, se uma música não é visualmente atraente ou não ressoa comigo, eu educadamente digo que não. As pessoas geralmente estão entendendo e não querem que eu faça nada que não queira. Por outro lado, frequentemente descubro bandas que acabo gostando através das sugestões das pessoas.

Vice: Você gosta de músicas por causa de sua aparência ou da boa aparência porque você gosta delas?

Melissa: É o argumento da galinha e do ovo! Ouvi dizer que a sinestesia é altamente associativa. Muitas pessoas com sinestesia de cor acham que a letra se correlaciona com os ímãs do alfabeto que costumavam ter na geladeira. Eu amava rosa e roxo quando era menina e minhas músicas favoritas da época eram essas cores. Não tenho certeza se eu criei isso ou eu estava simplesmente em torno de rosa e roxo ou se tudo se moldou.

Vice: Você só pinta músicas ou pinta outros sons também?

Melissa: O som não é tão chocante quanto a música. Geralmente, há uma rápida explosão de cores e depois desaparece. Mas no aniversário da minha mãe eu pintei o som de seus passos. Lembro-me de ouvi-la estalar os calcanhares quando ela chegou em casa e era um som reconfortante (roxo!) para mim quando criança.

Vice: Você conheceu mais alguém com sinestesia?

Melissa: Eu conheci uma garota na faculdade que via formas quando ouvia vozes - lembro que o som pai dela era triangular - e ela também experimentou o tom. Uma banana seria um C elevado, ou algo assim. Falar com ela é tão estranho, porque, embora eu possa me relacionar totalmente com o conceito, sua sinestesia ainda não faz sentido para mim.

Vice: Pharrell, Kanye West e Lady Gaga falaram sobre sua sinestesia recentemente. Esse aumento da consciência é positivo?

Melissa: Com certeza, sim! Todo mundo que experimentou sinestesia vai processá-lo de maneira diferente. Recebi muitos emails adoráveis ​​de sinestesistas que lutavam com a sensação de que havia algo errado com eles só porque viam cores ao ouvir música. É ótimo que haja mais consciência disso hoje, porque se uma experiência é positiva ou negativa, é sempre bom saber que alguém pode se relacionar com você e que você não está sozinho.

Toda a arte de Melissa McCracken, cortesia da artista.


Apenas para se ter uma noção melhor do que a artista experimentou ao criar cada pintura, clique no título da música abaixo de cada imagem para ouvir a música que inspirou obras tão lindas.



















    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário